SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Que vizinhos são esses? Palavras, imagens e práticas pedagógicas construindo significados para o livro ilustradoLivro Ilustrado e as narrativas metaficcionais para crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

ZIMMERMANN, Anelise  e  FREITAS, Neli Klix. O livro ilustrado e a imaginação: escritor, ilustrador e leitor em uma trama interativa. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.137-150. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36nlp137.

O objetivo deste artigo é estabelecer relações entre o livro ilustrado para a infância e o exercício da imaginação a partir da perspectiva do escritor, do ilustrador e do leitor. Para tanto, foram tomados como base os estudos referentes à imaginação desenvolvidos por Vygotsky, destacando o ato de imaginar como uma função essencial ao ser humano em um processo mediado e recíproco entre sujeito e mundo em uma complexa trama interativa. É nas experiências acumuladas pelo indivíduo, sua vivência e emoções, que a imaginação encontra a sua matéria-prima e que o ato imaginativo amplia suas relações com o mundo. Considera-se aqui o livro ilustrado como um elemento mediador desse processo. Com base nesses aspectos, foram analisados depoimentos e entrevistas de escritores, ilustradores e leitores os quais comentam sobre suas relações com o livro, o percurso criativo e o processo imaginativo. Por fim, as reflexões geradas corroboram a relevância do livro ilustrado não apenas na infância, mas no percurso de vida de seus leitores como indivíduos que se relacionam, formam e transformam o mundo.

Palavras-chave : Livro Infantil; Imaginação; Interação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )