SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1The picture book and the imagination: writer, illustrator and reader in an interactive connectionImplications of school environment for precocity: an analysis of classroom situations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

BELMIRO, Celia Abicalil  and  ALMEIDA, Tatyane Andrade. Livro Ilustrado e as narrativas metaficcionais para crianças. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.151-171. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36nlp151.

Os livros de literatura para crianças vêm atraindo, cada vez mais, o olhar de estudiosos e especialistas, tendo em vista a sofisticação que tal produção tem apresentado. Destaca-se, por exemplo, a presença de características da literatura considerada pós-moderna, em especial a metaficção, que desconstrói a ilusão do texto como relato do real e evidencia o seu caráter ficcional. Ao voltar-se para o processo de criação do texto literário, a metaficção expõe seu inacabamento e intima o leitor a participar ativamente de sua construção, exigindo competências diversificadas de leitura. No livro ilustrado contemporâneo, objeto que se consolida no entretecer de diferentes linguagens, as possibilidades narrativas são exploradas ao máximo, tanto no nível verbal e visual quanto na sua própria materialidade, e diferentes recursos são utilizados no intuito de evidenciar, não apenas o texto, mas o próprio objeto livro como invenção. Desse modo, tomando como base os estudos sobre o conceito de metaficção, este artigo propõe observar como são construídas as narrativas metaficcionais em livros ilustrados e que sentidos produzem nas articulações entre as diferentes linguagens. Assim, este texto pretende sinalizar, ainda, algumas possibilidades de formação de um leitor mais crítico e competente que tais narrativas oferecem. As obras selecionadas para análise pertencem, em grande parte, ao acervo da "Bebeteca", da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bem como ao acervo de literatura infantil e juvenil do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (Gpell/CEALE), uma vez que é constituído, também, por um volume substancioso de obras analisadas para premiações nacionais.

Keywords : Livro Ilustrado; Metaficção; Competência Leitora.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )