SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1El libro ilustrado y la imaginación: escritor, ilustrador y lector en una trama interactivaImplicaciones del entorno escolar para precocidad: un análisis de situaciones de aula índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

BELMIRO, Celia Abicalil  y  ALMEIDA, Tatyane Andrade. Livro Ilustrado e as narrativas metaficcionais para crianças. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.151-171. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36nlp151.

Os livros de literatura para crianças vêm atraindo, cada vez mais, o olhar de estudiosos e especialistas, tendo em vista a sofisticação que tal produção tem apresentado. Destaca-se, por exemplo, a presença de características da literatura considerada pós-moderna, em especial a metaficção, que desconstrói a ilusão do texto como relato do real e evidencia o seu caráter ficcional. Ao voltar-se para o processo de criação do texto literário, a metaficção expõe seu inacabamento e intima o leitor a participar ativamente de sua construção, exigindo competências diversificadas de leitura. No livro ilustrado contemporâneo, objeto que se consolida no entretecer de diferentes linguagens, as possibilidades narrativas são exploradas ao máximo, tanto no nível verbal e visual quanto na sua própria materialidade, e diferentes recursos são utilizados no intuito de evidenciar, não apenas o texto, mas o próprio objeto livro como invenção. Desse modo, tomando como base os estudos sobre o conceito de metaficção, este artigo propõe observar como são construídas as narrativas metaficcionais em livros ilustrados e que sentidos produzem nas articulações entre as diferentes linguagens. Assim, este texto pretende sinalizar, ainda, algumas possibilidades de formação de um leitor mais crítico e competente que tais narrativas oferecem. As obras selecionadas para análise pertencem, em grande parte, ao acervo da "Bebeteca", da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bem como ao acervo de literatura infantil e juvenil do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (Gpell/CEALE), uma vez que é constituído, também, por um volume substancioso de obras analisadas para premiações nacionais.

Palabras clave : Livro Ilustrado; Metaficção; Competência Leitora.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )