SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1Implications of school environment for precocity: an analysis of classroom situationsEmployability versus full training: Integrated High School in the State of Ceara author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

PEIXOTO, Elza Margarida de Mendonça. A "prática" como "critério de verdade". Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.194-219. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36nlp194.

A que, de fato, remete a tese da prática como critério de verdade, tal como desenvolvida no pensamento de Marx e Engels? Afinal, qual a noção de prática a que efetivamente demanda a perspectiva de uma transformação radical da realidade objetiva? A partir desses questionamentos, o artigo traz revisão de literatura que considera: as indicações e posições do filósofo português José Adriano Barata­ Moura sobre o desenvolvimento do movimento da dialética idealista à dialética materialista operada por Marx, movimento no qual assume centralidade a perspectiva da prática como transformação material; e a leitura direta das obras escritas por Marx, e, em alguns casos, obras escritas em conjunto com Engels, entre os anos de 1843 e 1846 (período em torno da escrita das Teses sobre Feuerbach) nas quais evidencia-se o movimento de crítica aos supostos idealistas da dialética e ao materialismo positivista.

Keywords : Marx, Karl; Friedrich Engels Barata-Moura, José; Verdade; Prática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )