SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1A "prática" como "critério de verdade"A prática da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Porto Nacionai no estado do Tocantins índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

SANTOS, José Deribaldo Gomes dos; SANTOS, Ellen Cristine dos  e  BARROS, Ribeiro Rosiane Bento. Empregabilidade versus formação integral: Ensino Médio Integrado no Estado do Ceará. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.220-243. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36nlp220.

O artigo analisa, à luz da teoria marxista, se a formação integral contida na proposta de Ensino Médio Integrado do Estado do Ceará está realmente contemplada. A relevância do tema se confirma pelo esforço investigativo em desvendar a essência das intenções de base das políticas públicas para a educação profissionalizante, superando a escassez de produção bibliográfica acerca do tema. Como recurso metodológico, a pesquisa entrevistou 79 estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa, sede da implantação de tal projeto no Estado. Com esse debate, a pesquisa pretende contribuir para o alargamento da compreensão crítica de tal projeto na formação dos estudantes e no desenvolvimento econômico-social do Estado do Ceará. A investigação comprovou que as políticas destinadas à formação dos trabalhadores seguem a lógica empresarial e articulam-se ao capital em crise profunda, constituindo verdadeiro empecilho para a formação integral defendida pelos clássicos do marxismo.

Palavras-chave : Ensino Médio Integrado; Formação Integral; Educação Profissionalizante.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )