SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1Employability versus full training: Integrated High School in the State of CearaICTs and teaching and learning processes in higher education: a discursive analysis of statements by students in at a teacher’s college author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

AIRES, Helena Quirino Porto; VIZOLLI, Idemar  and  STEPHANI, Adriana Demite. A prática da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Porto Nacionai no estado do Tocantins. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.244-269. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36nlp244.

A Pedagogia da Alternância consiste numa proposta educacional que contempla, respeita e valoriza os saberes em contextos socioculturais, considerando escola-família-comunidade como espaços de produção, organização e articulação de conhecimentos, por meio dos instrumentos pedagógicos. Diante da importância dessa proposta, faz-se oportuno realizar estudos sobre como ela se estrutura e se efetiva em diversos ambientes educacionais. Nesse intento, o presente texto traz um recorte da pesquisa de mestrado em educação e apresenta uma análise das perspectivas de Pedagogia da Alternância desenvolvida na Escola Família Agrícola de Porto Nacional, TO. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foram entrevistados profissionais que atuam na instituição (direção, coordenação pedagógica e professores/monitores). As entrevistas foram gravadas em áudio e depois transcritas. A análise dos dados indica que a escola pesquisada apresenta práticas ancoradas nos propósitos e fundamentos da Pedagogia da Alternância e considera os contextos socioculturais dos sujeitos que vivem no e do campo, com vistas a realizar o processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva da construção dos conhecimentos, da identidade camponesa e da formação integral do indivíduo. Além disso, as ações da Escolas Família Agrícolas (EFA) são realizadas por meio de estratégias pedagógicas e metodológicas em diferentes momentos (sessão escolar e sessão família-comunidade) e objetivam articular os diversos saberes por meio da reflexão-ação­ reflexão.

Keywords : Pedagogia da Alternância; Escola Família Agrícola; Educação do Campo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )