SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Empregabilidade versus formação integral: Ensino Médio Integrado no Estado do CearáTIC e processos de ensino e aprendizagem no ensino superior: uma análise discursiva de depoimentos de licenciandos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

AIRES, Helena Quirino Porto; VIZOLLI, Idemar  e  STEPHANI, Adriana Demite. A prática da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Porto Nacionai no estado do Tocantins. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.244-269. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36nlp244.

A Pedagogia da Alternância consiste numa proposta educacional que contempla, respeita e valoriza os saberes em contextos socioculturais, considerando escola-família-comunidade como espaços de produção, organização e articulação de conhecimentos, por meio dos instrumentos pedagógicos. Diante da importância dessa proposta, faz-se oportuno realizar estudos sobre como ela se estrutura e se efetiva em diversos ambientes educacionais. Nesse intento, o presente texto traz um recorte da pesquisa de mestrado em educação e apresenta uma análise das perspectivas de Pedagogia da Alternância desenvolvida na Escola Família Agrícola de Porto Nacional, TO. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foram entrevistados profissionais que atuam na instituição (direção, coordenação pedagógica e professores/monitores). As entrevistas foram gravadas em áudio e depois transcritas. A análise dos dados indica que a escola pesquisada apresenta práticas ancoradas nos propósitos e fundamentos da Pedagogia da Alternância e considera os contextos socioculturais dos sujeitos que vivem no e do campo, com vistas a realizar o processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva da construção dos conhecimentos, da identidade camponesa e da formação integral do indivíduo. Além disso, as ações da Escolas Família Agrícolas (EFA) são realizadas por meio de estratégias pedagógicas e metodológicas em diferentes momentos (sessão escolar e sessão família-comunidade) e objetivam articular os diversos saberes por meio da reflexão-ação­ reflexão.

Palavras-chave : Pedagogia da Alternância; Escola Família Agrícola; Educação do Campo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )