SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1La práctica de la pedagogía de la alternancia en la escuela familia agrícola de Porto Nacional en el estado de TocantinsEconomía Ambiental y Biopolítica: experiencia de una escuela colombiana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

AQUINO, Israel da Silva  y  FISS, Dóris Maria Luzzardi. TIC e processos de ensino e aprendizagem no ensino superior: uma análise discursiva de depoimentos de licenciandos. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.270-296. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36nlp270.

Este artigo tem como objetivo evidenciar os sentidos relacionados à inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação nas práticas propostas a licenciandos em sua formação acadêmica. Desse modo, foram produzidas análises discursivas, a partir da perspectiva francesa, fundada por Michel Pêcheux, que trabalha com a convergência e a ressignificação de conceitos do materialismo histórico, da linguística e da psicanálise. Tomamos como corpus analítico um conjunto de depoimentos fornecidos por alunos dos cursos de História, Ciências Sociais e Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no ano de 2012. A análise realizada permitiu a identificação de relações de sentidos distintos e em disputa: por um lado, efeitos de sentido de negação/resistência à utilização do PbWorks enquanto ferramenta pedagógica, que remete a uma Formação Discursiva Acadêmica Tecnológica Conservadora; por outro lado, efeitos de sentido de receptividade/acolhimento que traduzem aceitação da ferramenta, em sua dimensão avaliativa, inclusive, apontando para uma Formação Discursiva Acadêmica Tecnológica Transgressora.

Palabras clave : Ambiente Virtual de Aprendizagem; PBworks; Análise de Discurso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )