SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1ICTs and teaching and learning processes in higher education: a discursive analysis of statements by students in at a teacher’s collegePotentials and challenges in the education of nutritionists author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

DIAZ, José Alberto Romana  and  MUNHOZ, Angélica Vier. Economia Ambiental e Biopolítica: a experiência de uma escola colombiana. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.297-308. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36nlp297.

O presente artigo pretende problematizar, como um dos desafios da contemporaneidade, a educação da sociedade acerca das mudanças climáticas. Busca compreender, assim, como se constituem as novas configurações de economia ambiental, em meio à noção de biopolítica de Michel Foucault. Tal estudo é decorrente de investigações realizadas no Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/UNIVATES), cujo objetivo é, a partir do pensamento da Filosofia da Diferença e das teorizações curriculares pós-estruturalistas, ampliar as perspectivas de entendimento do currículo, bem como seus movimentos e cruzamentos, tomando como investigação três espaços escolares e dois não escolares. Desse modo, nesta pesquisa interessa, especialmente, abordar um dos espaços de investigação que é a Escuela Pedagógica Experimental (EPE), em Bogotá, Colômbia. A referida escola inseriu em suas práticas pedagógicas alguns princípios de economia sustentável através de projetos realizados em parceria com a comunidade educativa e outros agentes externos. Assim, pretende­ se pensar o projeto de economia ambiental de tal espaço educativo, em meio à noção de biopolítica de Michel Foucault.

Keywords : Economia Ambiental; Educação; Biopolítica; Escola; Foucault.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )