SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Economia Ambiental e Biopolítica: a experiência de uma escola colombianaEpistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítica emancipadora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

VIEIRA, Vivian Breglia Rosa  e  FERRETTI, Carla Rosane Paz Arruda Teo Fátima. Potencialidades e desafios no processo de formação de nutricionistas. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.309-331. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36nlp309.

Este artigo descreve as potencialidades e os desafios vivenciados por professoras e estudantes de um curso de Nutrição catarinense, no processo de reorientação da formação profissional, a partir da articulação do ensino com cenários de práticas. Trata-se de um estudo do tipo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados deu-se através de grupo focal e entrevista semiestruturada. Caracterizaram-se como potencialidades: o acolhimento dos estudantes nos cenários de práticas dos municípios da região de inserção da Instituição de Ensino Superior; a boa receptividade dos estudantes provocada pela ausência de nutricionista na área da nutrição coletiva; e a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade promovidas pelos programas e projetos de reorientação da formação profissional e de extensão. Os desafios identificados foram: a recepção e o acolhimento dos estudantes nos cenários de práticas locais; o acolhimento da comunidade e de profissionais com relação às orientações técnicas dadas pelos estudantes; a burocracia dos locais para receber estudantes; a saturação dos cenários de práticas; a participação de estudantes nas atividades propostas pelas professoras; a ausência de nutricionistas nos campos de prática da nutrição clínica e social; as concepções limitadas de interdisciplinaridade e multidisciplinaridade; e a fragmentação de saberes. Conclui-se que é preciso promover o fortalecimento das parcerias entre as instituições de ensino e saúde para qualificar o processo de formação. Faz-se necessário avançar para vencer, principalmente, as barreiras que tolhem o processo de articulação do ensino com os cenários de práticas, pois esses obstáculos impedem que o processo de reorientação da formação profissional em saúde aconteça de maneira eficaz.

Palavras-chave : Nutricionista; Formação de Recursos Humanos; Educação Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )