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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítica emancipadora. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.332-351. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36nlp332.

Partindo de reflexões que estudam os paradigmas da racionalidade teórica, racionalidade técnica, epistemologia da prática na formação de professores, discute-se no presente artigo pressupostos epistemológicos que podem contribuir para reelaborar perspectivas no processo da formação docente. Tendo como problema de referência conceitual, a partir da epistemologia da práxis, busca-se explicitar uma proposta para a formação de professores, referenciada em quatro teses: i) organizar a formação de professores a partir da epistemologia da práxis; ii) aliar a)formação de professores ao debate político da educação: a crítica social; iii) o trabalho docente constitui o ser profissional; iv) referenciar na Base Comum Nacionai que compreende os sentidos epistemológico, político e profissional da formação de professores. O estudo foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica sobre a formação de professores e, também, como resultado de diferentes trabalhos empíricos que contribuíram com a construção da perspectiva crítica emancipadora. Considera-se que o professor necessita, pela natureza do seu trabalho, vivenciar uma formação de natureza científica, artística, ética e técnica de elevado nível que impõe, portanto, duas atividades de prática e teoria, a fim de construir o sentido da práxis como ação transformadora sustentada pelo conhecimento da realidade e reflexão, que fortalece o sentido histórico da ação educativa a favor da emancipação.

Palavras-chave : Formação de Professores; Epistemologia da Práxis; Perspectiva Crítica Emancipadora.

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