SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1Epistemology of Praxis in Teacher Education: a critical emancipatory perspectiveTeacher Education and Overcoming of Bullying: a challenge to ethical conviviality in schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

SILVA, Rossano. O mestre de meninos no templo da inteligência: reflexões sobre a atuação dos professores normalistas e pedagogos no campo educacional. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.352-369. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36nlp352.

O presente trabalho tem por objetivo analisar a obra Mestre de Meninos (1983 e 1984), escrita pelo intelectual e educador paranaense Erasmo Pilotto (1910-1992). O texto em questão se tratou do discurso realizado pelo intelectual em agradecimento ao recebimento do título Honoris Causa, concedido pelo Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná, em 1982. Para além do caráter comemorativo da obra, percebe-se as concepções de ensino defendidas por Pilotto, em especial, o papel concedido aos "mestres de meninos" ou "mestres-escola", que fazem referência aos professores normalistas. Nesse sentido, em seu discurso, o intelectual faz a defesa da posição deste profissional no campo educacional, procurando definir a atuação do professor normalista e do pedagogo. Para efetuar tal investigação, este artigo traz como aporte teórico as contribuições de Pierre Bourdieu sobre trajetória e campo, com a finalidade de analisar o lugar ocupado por Pilotto na esfera educacional do estado.

Keywords : História Intelectual; História da Educação; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )