SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Recuando para avançar: rumo a uma abordagem do século XXI para conhecimento de fração com o Modelo-4A de InstruçãoLa Salle e a formação de mestres-professores: as orientações contidas no guia das escolas cristãs para o ensino da aritmética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

OLIVEIRA, Hélia; HENRIQUES, Ana  e  GUTIERREZ-FALLAS, Luis Fabián. A integração da tecnologia na planificação de aulas na perspectiva do ensino exploratório: um estudo com futuros professores de matemática. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.2, pp.421-446.  Epub 24-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n2p421.

O presente estudo foi realizado no âmbito da formação didática do mestrado em ensino da Matemática para o 3º ciclo do ensino básico e o ensino secundário, da Universidade de Lisboa, com o objetivo de compreender que conhecimentos profissionais os futuros professores apresentam no que diz respeito à integração das tecnologias digitais em aulas, na perspectiva do ensino exploratório. Adotando-se o modelo teórico de Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), procura-se especificamente conhecer o nível de desenvolvimento de TPACK demonstrado pelos futuros professores, nas dimensões do currículo, da aprendizagem e do ensino. A análise de dados incide sobre os planos de aula detalhados que os grupos de futuros professores elaboraram e nas suas justificativas para as opções tomadas, em dois semestres consecutivos do curso. Os resultados evidenciam uma evolução positiva do TPACK dos futuros professores em várias dimensões, tendo este se mostrado mais desenvolvido na dimensão relativa à aprendizagem. No entanto, nas propostas inclusas em seus planos, observa-se que não são suficientemente visadas atividades de pensamento de nível elevado nem é promovida a autonomia do aluno no que diz respeito a sua aprendizagem sobre o uso da tecnologia para resolução das tarefas propostas. Reconhecendo-se que a planificação da integração da tecnologia no ensino da Matemática é uma prática complexa, são requeridas experiências significativas durante a formação inicial, mais próximas à realidade de sala de aula, para que os futuros professores aprendam a usar a tecnologia de modo a transformar o ensino e criar oportunidades para a aprendizagem dos alunos no quadro de uma abordagem exploratória.

Palavras-chave : Tecnologia; Ensino de Matemática; Formação inicial de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )