SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2La Salle and master-teacher training: the guidelines contained in the guide of the christian schools for the arithmetics educationThe construction of identities in a Practice Community in the participants’ view author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

WAGNER, Débora Regina  and  FLORES, Cláudia Regina. De espaço de mediação a oficinas experiências: uma formação possível com professores que ensinam matemática. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.2, pp.468-489.  Epub July 24, 2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n2p468.

Sob o título “Matemática e arte para sala de aula” foi criada e desenvolvida uma formação para professores que ensinam matemática. A formação, que aconteceu sob a forma de oficinas, tinha como objetivo relacionar matemática e arte por meio de imagens,possibilitando ao grupo de professores a oportunidade de ensinar matemática de um modo “diferente” através da arte. Com a reunião do material empírico para pesquisa, deu-se conta de que o modo como a formação havia sido planejada e realizada funcionou como dispositivo mantenedor e orientador de práticas, o qual produz e regula os sujeitos que dele participam. Contudo, as experiências produziram fissuras e provocações que se abriram como possibilidade de inventar outros questionamentos: o que pode uma formação de professores de matemática? Assim, este artigo tem o objetivo de refletir sobre estas questões.

Keywords : Matemática e Arte; Formação de professores; Oficinas experiências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )