SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2La Salle y la formación de maestros-profesores: las orientaciones presentes en la guía de escuelas cristianas para la enseñanza de la aritméticaLa construcción de las Identidades en una Comunidad de Práctica en la visión de los participantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

WAGNER, Débora Regina  y  FLORES, Cláudia Regina. De espaço de mediação a oficinas experiências: uma formação possível com professores que ensinam matemática. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.2, pp.468-489.  Epub 24-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n2p468.

Sob o título “Matemática e arte para sala de aula” foi criada e desenvolvida uma formação para professores que ensinam matemática. A formação, que aconteceu sob a forma de oficinas, tinha como objetivo relacionar matemática e arte por meio de imagens,possibilitando ao grupo de professores a oportunidade de ensinar matemática de um modo “diferente” através da arte. Com a reunião do material empírico para pesquisa, deu-se conta de que o modo como a formação havia sido planejada e realizada funcionou como dispositivo mantenedor e orientador de práticas, o qual produz e regula os sujeitos que dele participam. Contudo, as experiências produziram fissuras e provocações que se abriram como possibilidade de inventar outros questionamentos: o que pode uma formação de professores de matemática? Assim, este artigo tem o objetivo de refletir sobre estas questões.

Palabras clave : Matemática e Arte; Formação de professores; Oficinas experiências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )