SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2La Salle e a formação de mestres-professores: as orientações contidas no guia das escolas cristãs para o ensino da aritméticaA construção de identidades em uma comunidade de prática na visão dos participantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

WAGNER, Débora Regina  e  FLORES, Cláudia Regina. De espaço de mediação a oficinas experiências: uma formação possível com professores que ensinam matemática. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.2, pp.468-489.  Epub 24-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n2p468.

Sob o título “Matemática e arte para sala de aula” foi criada e desenvolvida uma formação para professores que ensinam matemática. A formação, que aconteceu sob a forma de oficinas, tinha como objetivo relacionar matemática e arte por meio de imagens,possibilitando ao grupo de professores a oportunidade de ensinar matemática de um modo “diferente” através da arte. Com a reunião do material empírico para pesquisa, deu-se conta de que o modo como a formação havia sido planejada e realizada funcionou como dispositivo mantenedor e orientador de práticas, o qual produz e regula os sujeitos que dele participam. Contudo, as experiências produziram fissuras e provocações que se abriram como possibilidade de inventar outros questionamentos: o que pode uma formação de professores de matemática? Assim, este artigo tem o objetivo de refletir sobre estas questões.

Palavras-chave : Matemática e Arte; Formação de professores; Oficinas experiências.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )