SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2From space of mediation to workshops of experience: a possible training program with Mathematics teachersNumbers and arithmetic operations with Early Year’s teachers’ investigations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

SILVA, Lilian Aragão da  and  OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de. A construção de identidades em uma comunidade de prática na visão dos participantes. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.2, pp.490-513.  Epub July 24, 2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n2p490.

Neste artigo, propõe-se analisar a construção das identidades na visão dos membros de uma Comunidade de Prática, cujos participantes da pesquisa foram professores oriundos da Educação Básica e do Ensino Superior, estudantes de graduação, pesquisadores e/ou formadores de professores. A fim de promover uma compreensão das identidades, como fundamentação teórica, utilizou-se a Teoria da Aprendizagem Social segundo Étienne Wenger. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, e os dados foram produzidos por meio de entrevistas. A análise dos dados sugere que as identidades construídas conduzem a formas de afiliações diferentes, as quais foram assim categorizadas: identidade como multiafiliação, identidade como imaginação e identidade como engajamento ou compromisso mútuo. Os resultados desta pesquisa indicam que a construção das identidades ocorreu por meio de negociações e mudanças nas trajetórias de participação dos membros dessa comunidade de prática.

Keywords : Identidade; Comunidade de Prática; Afiliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )