SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Espacio de mediación y talleres de experiencia: una formación posible con profesores que enseñan matemáticasNúmeros y operaciones aritméticas en las investigaciones con profesores de Educación Infantil y primeros años de la Educación Primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

SILVA, Lilian Aragão da  y  OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de. A construção de identidades em uma comunidade de prática na visão dos participantes. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.2, pp.490-513.  Epub 24-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n2p490.

Neste artigo, propõe-se analisar a construção das identidades na visão dos membros de uma Comunidade de Prática, cujos participantes da pesquisa foram professores oriundos da Educação Básica e do Ensino Superior, estudantes de graduação, pesquisadores e/ou formadores de professores. A fim de promover uma compreensão das identidades, como fundamentação teórica, utilizou-se a Teoria da Aprendizagem Social segundo Étienne Wenger. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, e os dados foram produzidos por meio de entrevistas. A análise dos dados sugere que as identidades construídas conduzem a formas de afiliações diferentes, as quais foram assim categorizadas: identidade como multiafiliação, identidade como imaginação e identidade como engajamento ou compromisso mútuo. Os resultados desta pesquisa indicam que a construção das identidades ocorreu por meio de negociações e mudanças nas trajetórias de participação dos membros dessa comunidade de prática.

Palabras clave : Identidade; Comunidade de Prática; Afiliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )