SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2The construction of identities in a Practice Community in the participants’ viewReasearch in initial and Teachers’ Continued Training who teach mathematics from the perspective of articulation between the Teacher’s knowledge and the practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade  and  LIMA, Rosana Catarina Rodrigues de. Números e operações aritméticas nas investigações com professores dos anos iniciais. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.2, pp.514-537.  Epub July 24, 2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n2p514.

Este artigo analisa investigações que tomaram por foco os números e as operações aritméticas em ações voltadas para a formação continuada de professores da Educação Infantil e anos iniciais. Entre as setenta investigações desenvolvidas no período de 2001 a 2012 com professores desses níveis, foi observada a incidência de dezesseis com foco nessa temática. As análises indicam que, embora os números se constituam no principal assunto desenvolvido com as crianças na etapa escolar inicial – apenas quatro com professores da Educação Infantil e doze com os anos iniciais –, os investigadores encontraram poucos avanços relacionados às posturas pedagógicas no trato de tal conteúdo. Foram observadas também as estratégias de repetição de modelos, o que pouco tem contribuído para a compreensão do sistema numérico e sua utilização nos contextos escolares e não escolares. Estratégias envolvendo o cálculo mental e a calculadora ainda têm inserção tímida nas salas de aula. Uma feliz constatação é a de que os trabalhos em colaboração têm apresentado bons resultados, embora ainda não sejam muito empregados.

Keywords : Matemática na infância; Sistema de numeração decimal; Formação continuada de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )