SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Números e operações aritméticas nas investigações com professores dos anos iniciaisSentir-se professor ou professora de matemática: percurso de (trans)formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

GRANDO, Regina Célia  e  MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. Pesquisas em formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática sob a perspectiva da articulação entre o conhecimento do professor e a prática. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.2, pp.538-557.  Epub 24-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n2p538.

Neste artigo, investigam-se as pesquisas de doutorado que tomam como foco a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática, evidenciando-se a articulação entre o conhecimento docente e a prática. Apresentam-se alguns resultados da segunda fase do projeto universal intitulado “Mapeamento e estado da arte da pesquisa brasileira sobre o professor que ensina Matemática”, que teve como objetivo principal mapear, descrever e sistematizar as pesquisas brasileiras sobre o professor que ensina Matemática (PEM) produzidas em programas de Pós-Graduação stricto sensu das áreas de Educação e Ensino da Capes no período de 2001 a 2012. Neste artigo, discutem-se os tipos de perguntas/questões investigativas evidenciadas nas pesquisas de doutorado que tratam dos processos conjuntos de formação inicial e continuada (FIC) de professores, do ponto de vista das articulações entre o conhecimento para/na/da prática (Cochran-Smith e Lytle). Nove pesquisas foram investigadas e analisadas, segundo os seguintes eixos: saberes e competências; atitudes, crenças e concepções; identidade e profissionalidade do PEM; formação, aprendizagem e desenvolvimento profissional do PEM; atuação, pensamento ou saberes do formador de PEM. Os resultados evidenciam que tais pesquisas reconhecem a importância da partilha, da interação, da aprendizagem com o outro, das práticas compartilhadas nos grupos de formação (disciplinas e/ou grupos) com professores, formadores e futuros professores. Assim, os professores podem aprender transformando as suas próprias salas de aula em ambientes de investigação, de reflexão e de ressignificação da própria prática.

Palavras-chave : Educação Matemática; Formação de professores; Conhecimento do professor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )