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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

KUHN, Malcus Cassiano  e  BAYER, Arno. A matemática no periódico “O Pequeno Luterano” na década de 1950. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.2, pp.604-626.  Epub 24-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n2p604.

O Sínodo de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou sua missão nas colônias alemãs do Rio Grande do Sul em 1900, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Estas últimas estavam inseridas em um projeto missionário e comunitário que buscava ensinar a língua materna, matemática e valores culturais, sociais e, principalmente, religiosos. Neste contexto, no período de 1939 a 1966, a Igreja Luterana editou o periódico O Pequeno Luterano, direcionado ao público infantil. O principal objetivo dos editores do periódico era, de forma lúdica, inserir as crianças na prática religiosa luterana, por meio de histórias, informações e curiosidades de cunho moral e religioso e de formação geral. Foi usado complementarmente para o ensino das diferentes áreas do conhecimento nas escolas paroquiais luteranas gaúchas do século passado. Este artigo tem por objetivo discutir a matemática presente no periódico na década de 1950. Baseando-se nos aportes metodológicos da pesquisa histórica e da história cultural, investigaram-se as edições do periódico, redigido por pastores luteranos e professores paroquiais e publicado pela Casa Publicadora Concórdia, de Porto Alegre. Constatou-se que os editores integraram histórias de cunho moral e religioso à matemática, com o propósito de manter as crianças inseridas na prática religiosa luterana. Também apresentaram, em forma de atividades lúdicas, curiosidades e desafios matemáticos que valorizavam as habilidades concretas e abstratas do aprendizado matemático, através do raciocínio lógico, do pensamento proporcional, do cálculo escrito e do cálculo mental.

Palavras-chave : Matemática; O Pequeno Luterano; Escolas Paroquiais Luteranas Gaúchas.

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