SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Educación Rural y Educación de Jóvenes y Adultos en el estado de Mato Grosso/Brasil: un camino inestableLos “inconvenientes” en la escuela: la medicalización de niños y jóvenes y sus estrategias de resistencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

PINTO, Marialva Moog; ROCHA, Maria Aparecida Marques da  y  VOLPATO, Gildo. Internacionalização na educação superior: docentes brasileiros em espaço africano. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.2, pp.650-663.  Epub 24-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n2p650.

O estudo aqui registrado envolveu docentes brasileiros que realizaram suas práticas docentes em Instituições de Educação Superior africanas. Os docentes responderam a questionários com perguntas abertas, enviados por correio eletrônico. Três professores exerceram a docência em Angola; e uma professora, em Moçambique. O objetivo da pesquisa procurou compreender o quão significativa esta experiência foi para os docentes que dela participaram e quais os desafios e as possíveis tensões vividas por eles nesse processo de ensinar e aprender em solo africano. Os docentes estiveram atentos ao sentimento altruísta em relação aos estudantes africanos, ao processo de colonização, aos impactos relativos à infraestrutura, entre outros desafios.

Palabras clave : Internacionalização da Educação; Educação Superior; África.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )