SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Educação do campo e educação de jovens e adultos no estado de mato grosso: um percurso instávelOs “inconvenientes” na escola: medicalização de crianças e jovens e suas estratégias de resistência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

PINTO, Marialva Moog; ROCHA, Maria Aparecida Marques da  e  VOLPATO, Gildo. Internacionalização na educação superior: docentes brasileiros em espaço africano. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.2, pp.650-663.  Epub 24-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n2p650.

O estudo aqui registrado envolveu docentes brasileiros que realizaram suas práticas docentes em Instituições de Educação Superior africanas. Os docentes responderam a questionários com perguntas abertas, enviados por correio eletrônico. Três professores exerceram a docência em Angola; e uma professora, em Moçambique. O objetivo da pesquisa procurou compreender o quão significativa esta experiência foi para os docentes que dela participaram e quais os desafios e as possíveis tensões vividas por eles nesse processo de ensinar e aprender em solo africano. Os docentes estiveram atentos ao sentimento altruísta em relação aos estudantes africanos, ao processo de colonização, aos impactos relativos à infraestrutura, entre outros desafios.

Palavras-chave : Internacionalização da Educação; Educação Superior; África.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )