Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Perspectiva
versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X
Resumo
PINTO, Marialva Moog; ROCHA, Maria Aparecida Marques da e VOLPATO, Gildo. Internacionalização na educação superior: docentes brasileiros em espaço africano. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.2, pp.650-663. Epub 24-Jul-2019. ISSN 2175-795X. https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n2p650.
O estudo aqui registrado envolveu docentes brasileiros que realizaram suas práticas docentes em Instituições de Educação Superior africanas. Os docentes responderam a questionários com perguntas abertas, enviados por correio eletrônico. Três professores exerceram a docência em Angola; e uma professora, em Moçambique. O objetivo da pesquisa procurou compreender o quão significativa esta experiência foi para os docentes que dela participaram e quais os desafios e as possíveis tensões vividas por eles nesse processo de ensinar e aprender em solo africano. Os docentes estiveram atentos ao sentimento altruísta em relação aos estudantes africanos, ao processo de colonização, aos impactos relativos à infraestrutura, entre outros desafios.
Palavras-chave : Internacionalização da Educação; Educação Superior; África.