SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Internacionalização na educação superior: docentes brasileiros em espaço africanoJovens na modalidade EJA: do “ficar de boa” à função das tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

ANTONELI, Patrícia de Paulo  e  GARCIA, Marcos Roberto Vieira. Os “inconvenientes” na escola: medicalização de crianças e jovens e suas estratégias de resistência. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.2, pp.664-686.  Epub 24-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n2p664.

O artigo busca compreender o processo de medicalização de crianças e jovens ‘inconvenientes’ e os respectivos efeitos sobre suas subjetividades e trajetórias de vida. A pesquisa apoiou-se em um estudo de caso, selecionado em virtude de diagnósticos psiquiátricos baseados em queixas escolares, envolvendo entrevistas e análise documental de prontuários e relatórios escolares. Os resultados apontaram que a medicalização configura-se como uma rede operada através de vários discursos (médico, pedagógico e familiar), que reproduzem uma concepção essencialista da infância e da adolescência, baseada na noção de ‘desenvolvimento normal’. As diversas tentativas de institucionalização e de segregação apresentadas (incluindo tentativas de transferência para escola especial e de internação em hospital psiquiátrico), assim como a construção da noção de periculosidade ao longo da trajetória de vida descrita, demonstram como a medicalização pode se articular à judicialização da vida a serviço do controle social das dissidências. A família, vista como ‘desestruturada’, reproduz os discursos da escola e das instituições de saúde, pouco resistindo e passando a ver seus filhos como ‘inconvenientes’. Mas a trajetória descrita aponta para a presença constante de movimentos de resistência por parte do jovem medicalizado.

Palavras-chave : Medicalização; Fracasso escolar; Dificuldades escolares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )