SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2The youth in YAE mode: from "all good" to the role of Information digital echnologies, communication and expressionThe act of reading in basic education and the students readers’ training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

TURCHIELO, Luciana Boff  and  ARAGON, Rosane. A formação do professor reflexivo em um curso a distância. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.2, pp.701-723.  Epub July 24, 2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n2p701.

O presente artigo investiga como ocorreu a formação de alunas-professoras em um curso de Pedagogia a distância de uma universidade pública, na perspectiva do professor reflexivo. O estudo orientou-se pela concepção metodológica de estudo de caso, com dados coletados em portfólios de aprendizagem (blogs). O referencial teórico foi definido a partir dos pressupostos de Dewey (1959), Alarcão (1996) e de pesquisas acerca de como se relacionam o pensamento reflexivo e a formação de professores. Nos resultados, aborda-se o processo de formação reflexiva por meio da análise das postagens de uma amostra de alunas-professoras durante os nove semestres do curso, considerando as categorias propostas: (i) postagens descritivas, (ii) postagens interpretativas e (iii) postagens reconstrutivas. A análise dos dados evidenciou que as alunas-professoras puderam fazer da sua prática um objeto de reflexão teórica que lhes permitiu a reconstrução das ações, tendo sido possível também identificar uma evolução no processo de formação do professor reflexivo.

Keywords : Professor reflexivo; Educação a distância; Teoria e prática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )