SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Jovens na modalidade EJA: do “ficar de boa” à função das tecnologias digitais de informação, comunicação e expressãoO ato de ler na educação básica e a formação de alunos leitores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

TURCHIELO, Luciana Boff  e  ARAGON, Rosane. A formação do professor reflexivo em um curso a distância. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.2, pp.701-723.  Epub 24-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n2p701.

O presente artigo investiga como ocorreu a formação de alunas-professoras em um curso de Pedagogia a distância de uma universidade pública, na perspectiva do professor reflexivo. O estudo orientou-se pela concepção metodológica de estudo de caso, com dados coletados em portfólios de aprendizagem (blogs). O referencial teórico foi definido a partir dos pressupostos de Dewey (1959), Alarcão (1996) e de pesquisas acerca de como se relacionam o pensamento reflexivo e a formação de professores. Nos resultados, aborda-se o processo de formação reflexiva por meio da análise das postagens de uma amostra de alunas-professoras durante os nove semestres do curso, considerando as categorias propostas: (i) postagens descritivas, (ii) postagens interpretativas e (iii) postagens reconstrutivas. A análise dos dados evidenciou que as alunas-professoras puderam fazer da sua prática um objeto de reflexão teórica que lhes permitiu a reconstrução das ações, tendo sido possível também identificar uma evolução no processo de formação do professor reflexivo.

Palavras-chave : Professor reflexivo; Educação a distância; Teoria e prática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )