SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2The act of reading in basic education and the students readers’ trainingThe stories of systems of measures of length: contributions to the contextualization in the Mathematics teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

SILVA, Fabrício de Oliveira da; RIBEIRO, Marinalva Lopes  and  MALTA, Hélia Lucila. Tipos e sentidos de motivação para a escolha do curso de licenciatura. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.2, pp.741-760.  Epub Jan 01, 2018. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n2p741.

O trabalho analisa, mediante representações sociais de estudantes de uma universidade pública do Estado da Bahia, os tipos e sentidos da motivação para a escolha do curso de licenciatura. Contribuições de Arruda, Bezara e Cerdeiriña, Dubar, Martins, Moscovici, dentre outras, deram a principal sustentação teórica para a interpretação dos dados. Baseada na perspectiva qualitativa de pesquisa, a investigação envolveu 77 estudantes de 4 cursos, quais sejam: Licenciatura em Geografia, Letras, Música e Química. Foi-lhes aplicado um questionário, indagando-lhes quais motivações impulsionaram a seleção do curso e a importância atribuída por eles à profissão escolhida. Conclui-se que há dois tipos de motivação: uma intrínseca, oriunda da vontade, do desejo, do gosto, sem influência de fatores externos como recompensas, pressões e ameaças; e outra, marcada por influências externas, por pressões e recompensas a respeito de como conseguir uma colocação no mercado de trabalho. O estudo evidencia que a profissão docente é valorizada como a principal, sob a justificativa de ser a docência a base de formação de todas as outras profissões.

Keywords : Representações sociais; Motivação; Escolha profissional; Identidade docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )