SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2As histórias dos sistemas de medidas de comprimento: contribuições para a contextualização no ensino de matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

CAMARA, Alexsandra  e  CORREA, Rosa Lydia Teixeira. Objetos para o ensino de saberes matemáticos: contribuições da cultura material em escolas primárias (1903-1928). Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.2, pp.783-805.  Epub 23-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n2p783.

O objetivo, neste trabalho, é analisar a apropriação e o uso dos objetos de ensino relacionados aos saberes matemáticos nas propostas de renovação da escola primária paranaense durante a Primeira República. O estudo da cultura material escolar é considerado um importante elemento para a análise histórica, em especial na História da Educação, pois permite a interpretação de certos objetos de estudo, tendo como norte o conceito de apropriação (CHARTIER, 1990). Nessa perspectiva, orienta a análise sobre como ocorreram na prática os usos e as apropriações de materiais cuja finalidade educativa esteve em auxiliar no ensino da Matemática, por exemplo. Para tanto, utilizam-se como fontes relatórios de instrução pública, legislação educacional, cadernos, fotografias e revista. Constata-se, de um lado, a intenção com relação à necessidade de implantação de novos métodos de ensino dos saberes matemáticos nas escolas primárias paranaenses. De outro, há clareza com relação à necessidade de mais investimentos para aquisição dos materiais escolares necessários ao ensino da Aritmética, Geometria e Desenho, mas também e, sobretudo, o uso e apropriação destes na dinâmica da cultura escolar.

Palavras-chave : Cultura material escolar; Ensino primário; Saberes matemáticos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )