SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Investigative-formative dialogical circles: a methodology inspired in the circles of freirean culture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

BORGES, Maria Celia  and  SOSPEDRA, Diana Rosa Martín. Formação de Professores: os currículos das licenciaturas na expansão universitária. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.3, pp.817-834.  Epub July 29, 2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n3p817.

A pesquisa busca compreender a estrutura curricular dos cursos de Licenciatura em uma nova Universidade Federal no interior de Minas Gerais, na expansão universitária, em seus aspectos pedagógicos e políticos, e a coerência com nos seus princípios orientadores em diferentes momentos de seu desenvolvimento. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e a técnica da entrevista semi-estruturada para a coleta de dados e análise. Explicitou-se dificuldades para a viabilidade de projetos inovadores, incluindo os projetos com falta de autoria, falta de assessoria, diálogo e formação conjunta de formadores e falta de investimento adequado na infreestructura..

Keywords : Formação inicial de profesores; Currículo; Expansão universitária.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )