SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3Círculos dialógicos investigativo-formativos: una metodología inspirada en los círculos de cultura freireanos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

BORGES, Maria Celia  y  SOSPEDRA, Diana Rosa Martín. Formação de Professores: os currículos das licenciaturas na expansão universitária. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.3, pp.817-834.  Epub 29-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n3p817.

A pesquisa busca compreender a estrutura curricular dos cursos de Licenciatura em uma nova Universidade Federal no interior de Minas Gerais, na expansão universitária, em seus aspectos pedagógicos e políticos, e a coerência com nos seus princípios orientadores em diferentes momentos de seu desenvolvimento. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e a técnica da entrevista semi-estruturada para a coleta de dados e análise. Explicitou-se dificuldades para a viabilidade de projetos inovadores, incluindo os projetos com falta de autoria, falta de assessoria, diálogo e formação conjunta de formadores e falta de investimento adequado na infreestructura..

Palabras clave : Formação inicial de profesores; Currículo; Expansão universitária.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )