SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Transmission of knowledge and representation: critical contributions from the book "Psychic Development" by Alexis LeontievÍdichSchule Memories: movements of a Jewish school, through the narratives of students and teachers (1922-1956, Porto Alegre/RS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

ZIBENBERG, Igor Ghelman Sordi  and  GIL, Natália. Sobre as formas de excluir: permanência da seletividade escolar no ensino médio integrado. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.3, pp.891-907.  Epub July 29, 2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n3p891.

Este artigo tem com objeto de análise a seletividade escolar no ensino médio integrado. No intuito de compreender esse processo, realizamos entrevistas com estudantes do último ano dos cursos de ensino médio integrado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia localizado em uma zona de periferia urbana. Considerando que uma significativa parte dos ingressantes desiste durante sua trajetória, a análise se deteve nos casos de permanência e êxito entre os estudantes do curso. Interessava-nos conhecer os motivos reportados pelos estudantes e suas disposições sociais que favoreceram a permanência na instituição. Para tanto, mobilizando aportes da Sociologia da Educação, pudemos verificar três aspectos fortemente vinculados ao êxito dos estudantes: (1) a formação do habitus atrelada ao capital cultural da origem social (BOURDIEU, 1998); (2) o aprendizado do ofício de aluno (PERRENOUD, 1995); (3) o curso de educação profissional como estratégia de acesso ao ensino superior. Na análise proposta, buscamos, ainda, explicitar a feição seletiva e excludente que caracteriza a história da escolarização no Brasil, argumentando que no processo de instalação e ampliação do acesso à escola no país o que se estabeleceu socialmente como “natural” foi a exclusão, a despeito das políticas e dos discursos em defesa do direito à educação para todos.

Keywords : Seletividade de ensino; Permanência na escola; Ensino médio profissionalizante.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )