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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

ZIBENBERG, Igor Ghelman Sordi  e  GIL, Natália. Sobre as formas de excluir: permanência da seletividade escolar no ensino médio integrado. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.3, pp.891-907.  Epub 29-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n3p891.

Este artigo tem com objeto de análise a seletividade escolar no ensino médio integrado. No intuito de compreender esse processo, realizamos entrevistas com estudantes do último ano dos cursos de ensino médio integrado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia localizado em uma zona de periferia urbana. Considerando que uma significativa parte dos ingressantes desiste durante sua trajetória, a análise se deteve nos casos de permanência e êxito entre os estudantes do curso. Interessava-nos conhecer os motivos reportados pelos estudantes e suas disposições sociais que favoreceram a permanência na instituição. Para tanto, mobilizando aportes da Sociologia da Educação, pudemos verificar três aspectos fortemente vinculados ao êxito dos estudantes: (1) a formação do habitus atrelada ao capital cultural da origem social (BOURDIEU, 1998); (2) o aprendizado do ofício de aluno (PERRENOUD, 1995); (3) o curso de educação profissional como estratégia de acesso ao ensino superior. Na análise proposta, buscamos, ainda, explicitar a feição seletiva e excludente que caracteriza a história da escolarização no Brasil, argumentando que no processo de instalação e ampliação do acesso à escola no país o que se estabeleceu socialmente como “natural” foi a exclusão, a despeito das políticas e dos discursos em defesa do direito à educação para todos.

Palavras-chave : Seletividade de ensino; Permanência na escola; Ensino médio profissionalizante.

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