SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3Interseções entre Walter Benjamin e Boaventura de Sousa Santos: uma leitura a contrapelo da realidadeConversas de William James com professores e estudantes: lições para a atualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

BRANDAO, Márcia Maria Rodrigues Tabosa; RAMOS, Kátia Maria da Cruz  e  CRUZ, Fatima Maria Leite. Conselho de classe: sentidos compartilhados por professores. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.3, pp.943-960.  Epub 29-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n3p943.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as representações sociais de conselho de classe partilhadas por professores da Rede Municipal do Jaboatão dos Guararapes. A teoria das Representações Sociais proposta por Serge Moscovici e a abordagem culturalista de Jodelet foram o referencial teórico-metodológico de base para análise dos dados coletados através de questionários de associação livre de palavras e entrevistas semiestruturadas e interpretados pela técnica da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelam sentidos ambíguos das representações sociais de conselho de classe por professores indicando perspectivas progressista/tradicional. Tais perspectivas se constituem da conjunção de distintos elementos que se inter-relacionam agregando sentidos à avaliação e à democratização das relações. Essas representações sociais de conselho de classe apontam para uma ação avaliativa que é objetivada no ensino e na aprendizagem do professor e do aluno simultaneamente, bem como, se conserva restrita à aprendizagem e/ou não aprendizagem do aluno. A ancoragem remete à condição de democratização das relações, por meio da reflexão dialogada, mas também se utiliza dessa condição para a manutenção da figura de poder do professor.

Palavras-chave : Conselho de classe; Representações sociais; Gestão democrática.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )