SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Teachers’ meeting: shared sensesEnvironmental Education and its scientific production: a look at the differences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

MATOS, Mario Sérgio Coutinho  and  CUNHA, Marcus Vinicius. Conversas de William James com professores e estudantes: lições para a atualidade. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.3, pp.961-977.  Epub July 29, 2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n3p961.

Este artigo analisa as concepções educacionais de William James no livro Talks to teachers on psychology, de 1899, no qual se encontra a noção de ensino como arte. Para ampliar o entendimento dessa noção, recorre-se às reflexões feitas por James no livro The varieties of religious experience, de 1902. O artigo tem por objetivo revitalizar as concepções jamesianas visando a contribuir com autores que discutem criticamente as tendências dominantes hoje na educação.

Keywords : Teorias Pedagógicas; Pragmatismo; Pedagogia Contemporânea; Pedagogia Retórica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )