SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3Conselho de classe: sentidos compartilhados por professoresA Educação Ambiental e sua produção científica: um olhar para as diferenças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

MATOS, Mario Sérgio Coutinho  e  CUNHA, Marcus Vinicius. Conversas de William James com professores e estudantes: lições para a atualidade. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.3, pp.961-977.  Epub 29-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n3p961.

Este artigo analisa as concepções educacionais de William James no livro Talks to teachers on psychology, de 1899, no qual se encontra a noção de ensino como arte. Para ampliar o entendimento dessa noção, recorre-se às reflexões feitas por James no livro The varieties of religious experience, de 1902. O artigo tem por objetivo revitalizar as concepções jamesianas visando a contribuir com autores que discutem criticamente as tendências dominantes hoje na educação.

Palavras-chave : Teorias Pedagógicas; Pragmatismo; Pedagogia Contemporânea; Pedagogia Retórica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )