Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Perspectiva
versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X
Resumen
SILVA, Lorena Santos da y HENNING, Paula Corrêa. A Educação Ambiental e sua produção científica: um olhar para as diferenças. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.3, pp.978-991. Epub 29-Jul-2019. ISSN 2175-795X. https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n3p978.
Este estudo tem por objetivo apresentar e discutir os achados de um mapeamento do campo de saber da Educação Ambiental. Para tanto, nos debruçamos sobre os seus aspectos filosóficos, epistemológicos, éticos e políticos a partir da identificação de produções científicas disponíveis em cinco portais de busca acadêmica. Realizamos a seguir uma análise documental, com o uso de duas ferramentas presentes nas obras de Michel Foucault: formações discursivas e verdade. A partir disto, percebemos a recorrência, em maior número, da teorização crítica. Dos 96 trabalhos encontrados, 70 anunciam a utilização do aporte teórico crítico. Portanto, entendemos que os jogos de diferença, entre as teorizações recorrentes no campo, produzem modos específicos de explicar, compreender e fabricar o saber da Educação Ambiental.
Palabras clave : Pesquisas científicas; Educação Ambiental; Michel Foucault.