SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3Conversaciones de William James con profesores y estudiantes: lecciones para la actualidadInfancia y umbral en Walter Benjamin índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

SILVA, Lorena Santos da  y  HENNING, Paula Corrêa. A Educação Ambiental e sua produção científica: um olhar para as diferenças. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.3, pp.978-991.  Epub 29-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n3p978.

Este estudo tem por objetivo apresentar e discutir os achados de um mapeamento do campo de saber da Educação Ambiental. Para tanto, nos debruçamos sobre os seus aspectos filosóficos, epistemológicos, éticos e políticos a partir da identificação de produções científicas disponíveis em cinco portais de busca acadêmica. Realizamos a seguir uma análise documental, com o uso de duas ferramentas presentes nas obras de Michel Foucault: formações discursivas e verdade. A partir disto, percebemos a recorrência, em maior número, da teorização crítica. Dos 96 trabalhos encontrados, 70 anunciam a utilização do aporte teórico crítico. Portanto, entendemos que os jogos de diferença, entre as teorizações recorrentes no campo, produzem modos específicos de explicar, compreender e fabricar o saber da Educação Ambiental.

Palabras clave : Pesquisas científicas; Educação Ambiental; Michel Foucault.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )