SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3Conversas de William James com professores e estudantes: lições para a atualidadeInfância e limiar em Walter Benjamin índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

SILVA, Lorena Santos da  e  HENNING, Paula Corrêa. A Educação Ambiental e sua produção científica: um olhar para as diferenças. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.3, pp.978-991.  Epub 29-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n3p978.

Este estudo tem por objetivo apresentar e discutir os achados de um mapeamento do campo de saber da Educação Ambiental. Para tanto, nos debruçamos sobre os seus aspectos filosóficos, epistemológicos, éticos e políticos a partir da identificação de produções científicas disponíveis em cinco portais de busca acadêmica. Realizamos a seguir uma análise documental, com o uso de duas ferramentas presentes nas obras de Michel Foucault: formações discursivas e verdade. A partir disto, percebemos a recorrência, em maior número, da teorização crítica. Dos 96 trabalhos encontrados, 70 anunciam a utilização do aporte teórico crítico. Portanto, entendemos que os jogos de diferença, entre as teorizações recorrentes no campo, produzem modos específicos de explicar, compreender e fabricar o saber da Educação Ambiental.

Palavras-chave : Pesquisas científicas; Educação Ambiental; Michel Foucault.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )