SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3A Educação Ambiental e sua produção científica: um olhar para as diferençasCrítica da lógica dialética de Pavel V. Kopnin: pertinência para a investigação educativa e a prática pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

SANCHES, Eduardo Oliveira  e  SILVA, Divino José da. Infância e limiar em Walter Benjamin. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.3, pp.992-1006.  Epub 30-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n3p992.

Este estudo de natureza teórica busca evidenciar aspectos da infância presentes na obra de Benjamin, a partir da ideia de limiar. Encontramo-nos com ela em lugares do pensamento onde o filósofo se detém sobre a importância das zonas limiares e dos locais de passagens para uma experiência com o moderno. Tais lugares do pensamento sinalizam e indicam marcas que contribuem para conferir à infância sua modernidade, bem como abrem caminho para pensar os sentidos da infância no tempo presente. Nossa hipótese é de que a ideia de infância é atravessada por núcleos conceituais e imagéticos importantes na obra do autor, como força mobilizadora, tanto desses conceitos como da ideia de infância. Foram encontrados sinais de um pensamento que brinca com as noções constituintes da imagem da infância da qual fala o autor. É justamente esse "brincar filosófico" o que aproxima a noção benjaminiana de infância de ideias densas e conceitos importantes, no contexto de suas reflexões, como a noção de limiar.

Palavras-chave : Infância; Limiar; Desvio; Modernidade; Walter Benjamin.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )