SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3Desarrollo de trabajo colaborativo entre un maestro de educación especial y los maestros de la clase comúnColaboraciones entre profesores y monitores del Programa Escola Integrada de Belo Horizonte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

NASCIMENTO, Leila Procópia do  y  GUIMARAES, Valeska Nahas. Gestão escolar no Brasil: reflexões sob a ótica da reforma do estado e da modernização da gestão pública. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.3, pp.1052-1071.  Epub 30-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n3p1052.

Este artigo tem como objetivo suscitar reflexões acerca das relações entre a reforma do Estado brasileiro, a modernização da gestão pública e suas conexões com a reforma educacional brasileira a partir da década de 1990, considerando a repercussão destes encaminhamentos e seus desdobramentos no modelo de gestão escolar delineado para as escolas públicas. O texto assume uma perspectiva crítica em relação às condições históricas, políticas e econômicas em que a Reforma Educativa aconteceu no Brasil. Num primeiro momento foram levantadas reflexões sobre o cenário geopolítico de modernização das economias na perspectiva gerencialista em nível global. Na segunda parte foi feita uma relação desse contexto macro histórico no âmbito nacional e verificamos algumas ingerências em relação às políticas públicas voltadas para a modernização do Estado e da Gestão Pública no Brasil. Na terceira e última parte discorremos sobre as conexões entre a Reforma do Estado e a Reforma da Educacional Brasileira.

Palabras clave : Estado; Reforma Educacional; Gestão Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )