SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3School Management in Brazil: reflection about the optic of the State Reform and the Modernization of Public ManagementPrior knowledge as mediator of reading and writing strategies employed by university students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

BRAGA, Cibelle  and  DUARTE, Adriana. Colaborações entre professores e monitores do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.3, pp.1072-1093.  Epub July 30, 2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n3p1072.

Este artigo apresenta a síntese dos resultados de pesquisa voltada para investigar as relações entre o trabalho desenvolvido pelos professores da escola regular e pelos profissionais que atuam no Programa Escola Integrada (PEI) na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RMEBH), em Minas Gerais, Brasil. Buscou-se verificar como os professores e profissionais do PEI interagem, articulam e colaboram entre si para a realização de suas atividades. Observaram-se também quais tensões, problemas e dificuldades ocorrem ao longo da instauração do movimento de colaboração no trabalho. Para responder a essas questões, foi realizado um estudo qualitativo, tendo sido selecionadas três escolas para a pesquisa de campo. Os instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa documental, a observação e a entrevista semiestruturada. Participaram, como sujeitos dessa investigação, os professores da escola regular, os profissionais do PEI, as diretoras das escolas e os coordenadores do Programa. Os resultados mostram as dificuldades organizacionais e as precárias condições de trabalho das escolas da RMEBH para a concretização de um trabalho conjunto entre os professores e profissionais do PEI, considerando principalmente: os dois turnos de realização da escola regular e os horários do Programa nos contraturnos escolares; a falta de regulamentação de horários comuns para o encontro dos sujeitos da pesquisa; as diferenças de formação, contrato, salário e jornada de trabalho. Obteve-se também como resultado a existência de uma colaboração confortável entre professores e profissionais do PEI, baseada em uma aproximação espontânea entre esses sujeitos para a realização de atividades pontuais de natureza mais imediata..

Keywords : Política Educacional; Educação Integral. Trabalho Colaborativo; Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )