SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3Colaborações entre professores e monitores do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

VAZQUEZ, Alicia. Os conhecimentos prévios como mediadores das estratégias de leitura e escritura empregadas por estudantes universitários. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.3, pp.1094-1117.  Epub 29-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n3p1094.

O principal objetivo desta pesquisa, com base no estudo de casos, era identificar e descrever as estratégias de interpretação e produção de textos que estudantes universitários ativaram para realizar uma tarefa que requeria a elaboração de um relatório acadêmico. Nosso intuito era pesquisar as diferenças das estratégias empregadas pelos estudantes com maior e menor nível de conhecimentos prévios sobre o tema e sobre o comportamento estratégico e revelar de quais formas essa diferença afeta o processo de produção do texto. Além disso, estimar o nível de adequação das estratégias de leitura e escritura empregadas pelos dois grupos e avaliar o grau de consistência das respostas referidas às estratégias que dizem empregar e as efetivamente ativadas. As participantes do estudo eram estudantes que assistiam a um curso da carreira de Pedagogia da Universidade Nacional de Río Cuarto (Argentina). Os dados empíricos foram recolhidos a través de: a) entrevistas e questionários ministrados aos estudantes sobre as estratégias que empregaram, b) evidencias sobre o uso dessas estratégias nos materiais de estudo (sublinhados, diagramas, toma de notas, anotações nos textos) c) textos intermediários (esquemas, planos para o texto, rascunhos). Atribuíram-se dois, um e zero pontos para diferenciar entre as estratégias adequadas, inadequadas e insuficientes respectivamente. Os dados recolhidos permitiram dar conta do efeito mediador dos conhecimentos prévios: estudantes com maior nível desses conhecimentos não só manifestaram uma tendência a empregar estratégias mais adequadas, mas também uma propensão levemente superior ao acréscimo do grau de adequação.

Palavras-chave : Conhecimentos prévios; Estratégias; Leitura e escrita acadêmica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )