SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número4Formación inicial de profesores de geografía, aspectos estructurales para permanecer y actuar en la escuela básicaMapas y tecnologías digitales: nuevas alfabetizaciones en la agenda de la enseñanza de la geografía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

PICCOLI NETO, Danilo  y  SILVA, Silvio Domingos Mendes da. Ensino e Utilização das Categorias Geográficas de Território e Paisagem para a Licenciatura em Educação do Campo na Área de Ciências da Natureza e Matemática. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.4, pp.1169-1185.  Epub 30-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n4p1169.

O artigo tem como objetivo apresentar as possibilidades de ensino e de utilização de categorias geográficas (território e paisagem) para o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática da Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina. Dois pontos importantes a serem considerados para a utilização destas categorias são a especificidade de formação por área da referida licenciatura, que abrange a Física, a Biologia e a Química, e o contexto do ensino voltado para a Educação do e no Campo. O ensino de Geografia nestes termos envolve a interdisciplinaridade que lhe é característica, buscando oferecer sinergias entre as disciplinas citadas, caminhos para o ensino, correlação de conteúdos e, em perspectiva ampliada, subsídios para o futuro educador compreender contextos e entendimentos da realidade fundamentais para os pressupostos da Educação do Campo.

Palabras clave : Ensino de Geografia; Educação do Campo; Ensino Interdisciplinar.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )