SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número4Formação inicial de professores de Geografia: aspectos estruturais para permanência e atuação na Escola BásicaOs mapas e as tecnologias digitais: novos letramentos em pauta no ensino de Geografia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

PICCOLI NETO, Danilo  e  SILVA, Silvio Domingos Mendes da. Ensino e Utilização das Categorias Geográficas de Território e Paisagem para a Licenciatura em Educação do Campo na Área de Ciências da Natureza e Matemática. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.4, pp.1169-1185.  Epub 30-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n4p1169.

O artigo tem como objetivo apresentar as possibilidades de ensino e de utilização de categorias geográficas (território e paisagem) para o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática da Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina. Dois pontos importantes a serem considerados para a utilização destas categorias são a especificidade de formação por área da referida licenciatura, que abrange a Física, a Biologia e a Química, e o contexto do ensino voltado para a Educação do e no Campo. O ensino de Geografia nestes termos envolve a interdisciplinaridade que lhe é característica, buscando oferecer sinergias entre as disciplinas citadas, caminhos para o ensino, correlação de conteúdos e, em perspectiva ampliada, subsídios para o futuro educador compreender contextos e entendimentos da realidade fundamentais para os pressupostos da Educação do Campo.

Palavras-chave : Ensino de Geografia; Educação do Campo; Ensino Interdisciplinar.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )