SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Teaching and Using of Geographic Categories of Territory and Landscape for Graduation in Countryside Education in Field of Natural Sciences and MathematicsA certain disconfort populates the territory of geographical education: putting to the test the model of didactic transposition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

CANTO, Tânia Seneme do. Os mapas e as tecnologias digitais: novos letramentos em pauta no ensino de Geografia. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.4, pp.1186-1197.  Epub July 30, 2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n4p1186.

Tomando como referência a discussão sobre os novos letramentos e as tecnologias digitais, o presente artigo aborda as novas possibilidades e demandas que as práticas de mapeamento desenvolvidas sob as condições tecnológicas atuais colocam para o ensino de Geografia. Como será possível notar, as tecnologias digitais têm permitido a emergência de formas de produção e uso dos mapas que se distinguem significativamente de outras pré-existentes. Marcada pelos modos de comunicação e interação próprios de uma nova cultura, esta nova cartografia carrega consigo a possibilidade de práticas de letramento bastante diferentes de outras com grande tradição na Geografia e cartografia escolares. Assim, as rupturas e conhecimentos que os novos letramentos cartográficos possibilitam e requerem ao ensino de geografia são as principais questões que orientam este texto.

Keywords : Cartografia; Novas tecnologias no ensino de geografia; Novos letramentos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )