SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número4Ensino e Utilização das Categorias Geográficas de Território e Paisagem para a Licenciatura em Educação do Campo na Área de Ciências da Natureza e MatemáticaUn cierto malestar pobla el territorio de la educación geográfica: poniendo a prueba el modelo de transposición didáctica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

CANTO, Tânia Seneme do. Os mapas e as tecnologias digitais: novos letramentos em pauta no ensino de Geografia. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.4, pp.1186-1197.  Epub 30-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n4p1186.

Tomando como referência a discussão sobre os novos letramentos e as tecnologias digitais, o presente artigo aborda as novas possibilidades e demandas que as práticas de mapeamento desenvolvidas sob as condições tecnológicas atuais colocam para o ensino de Geografia. Como será possível notar, as tecnologias digitais têm permitido a emergência de formas de produção e uso dos mapas que se distinguem significativamente de outras pré-existentes. Marcada pelos modos de comunicação e interação próprios de uma nova cultura, esta nova cartografia carrega consigo a possibilidade de práticas de letramento bastante diferentes de outras com grande tradição na Geografia e cartografia escolares. Assim, as rupturas e conhecimentos que os novos letramentos cartográficos possibilitam e requerem ao ensino de geografia são as principais questões que orientam este texto.

Palabras clave : Cartografia; Novas tecnologias no ensino de geografia; Novos letramentos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )