SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número4Certo mal-estar povoa o território da educação geográfica: colocando à prova o modelo de transposição didáticaA formação inicial de professores de Geografia no Brasil e em Portugal: aspectos da constituição da identidade profissional docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

CARVALHO, Lucas Ferraz Frauches  e  STRAFORINI, Rafael. Instituições que educam: a formação do professor de Geografia no surgimento das universidades brasileiras. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.4, pp.1218-1240.  Epub 30-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n4p1218.

Anteriormente à reforma curricular nos cursos de licenciatura de 2002 feita pela Resolução do Conselho Nacional de Educação, a lógica curricular propagada na universidade era conhecida como o modelo “3 + 1”, ou seja, três anos de disciplinas de conhecimento específico da área de atuação (Geografia) e um ano de disciplinas de conhecimentos pedagógicos. Este artigo pretende realizar uma reflexão sobre os discursos de formação atribuídos aos três primeiros anos da formação do professor no período da criação dos cursos superiores de Geografia a partir de um movimento metodológico da arqueologia do saber. Assim, se o currículo forma o professor, ou ainda, constitui o professor a partir de um processo de subjetivação, torna-se necessário entender os conhecimentos geográficos que são produzidos nas instituições de produção desses saberes (escola, universidade/academia e sociedades geográficas).

Palavras-chave : Ensino de geografia; Formação de professores; História das disciplinas escolares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )