SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Institutions that educate: Geography teacher's education during the emergence of brazilian universitiesThe use of self-regulatory strategies to learn and to teach: teachers training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

NASCIMENTO, Maria Anezilany Gomes do  and  NUNES, Sérgio Claudino Loureiro. A formação inicial de professores de Geografia no Brasil e em Portugal: aspectos da constituição da identidade profissional docente. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.4, pp.1241-1264.  Epub July 30, 2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n4p1241.

O trabalho visa tratar da formação inicial de professores de Geografia no Brasil e em Portugal, considerando: as diretrizes curriculares e os Decretos-Lei que, nos dois países, regulamentam e orientam essa formação, pautados pelas orientações internacionais que influenciam sobremaneira a normatização dos currículos; um olhar para a articulação entre os campos territoriais e educativos da formação, nomeadamente a escola e a universidade, sobretudo no âmbito dos projetos institucionais que orientam a formação. Tendo como referências curriculares quatro licenciaturas em Geografia do estado do Ceará, Brasil, e duas de Lisboa, Portugal, o estudo utiliza como principais recursos metodológicos a análise de documentos legisladores e de reformulações curriculares que pautam a profissionalização para a docência, incluindo a concepção de projetos pedagógicos de licenciatura em Geografia, bem como de matrizes curriculares de formação inicial. Espera-se contribuir com a leitura de aspectos dessa formação que dizem respeito à constituição da identidade profissional docente pela via de uma efetiva aproximação teórico-prática nesse percurso.

Keywords : Formação docente; Identidade profissional; Universidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )