SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4The initial geography teacher training in Brazil and Portugal: aspects of the constitution of professional teacher identitySchool culture through bookkeeping and oral sources: an analysis about Garibaldi School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

AVILA, Luciana Toaldo Gentilini; PRANKE, Amanda  and  FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. O uso de estratégias autorregulatórias para aprender e para ensinar: formação de professores. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.4, pp.1265-1280.  Epub July 30, 2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n4p1265.

Este artigo é resultado da articulação de dois estudos, um realizado no âmbito do projeto Pibid, o qual envolveu três estudantes de licenciatura em Matemática que atuaram em uma oficina com alunos de uma escola, e o outro realizado no contexto dos estágios curriculares supervisionados, no qual participaram doze estagiários do último ano do curso de licenciatura em Educação Física. Apoiada na autorregulação da aprendizagem, esta pesquisa procurou apresentar e discutir as estratégias de autorregulação da aprendizagem e as estratégias pedagógicas reveladas nos resultados dos dois estudos. Após análise dos resultados de ambos os estudos, percebemos que os futuros professores tiveram, nos diferentes contextos que atuarem na graduação, a oportunidade de utilizar estratégias para autorregular o aprender a ser professor e a desenvolverem estratégias pedagógicas no contexto de ensino. Concluímos que a utilização dessas diferentes estratégias contribuiu para a formação de professores autônomos, conscientes e estratégicos para atuar nas escolas.

Keywords : Formação de professores. Estratégias de autorregulação da aprendizagem. Estratégias pedagógicas..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )