SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número4A formação inicial de professores de Geografia no Brasil e em Portugal: aspectos da constituição da identidade profissional docenteCultura escolar a partir da escrituração escolar e das fontes orais: uma análise acerca da Escola Garibaldi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

AVILA, Luciana Toaldo Gentilini; PRANKE, Amanda  e  FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. O uso de estratégias autorregulatórias para aprender e para ensinar: formação de professores. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.4, pp.1265-1280.  Epub 30-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n4p1265.

Este artigo é resultado da articulação de dois estudos, um realizado no âmbito do projeto Pibid, o qual envolveu três estudantes de licenciatura em Matemática que atuaram em uma oficina com alunos de uma escola, e o outro realizado no contexto dos estágios curriculares supervisionados, no qual participaram doze estagiários do último ano do curso de licenciatura em Educação Física. Apoiada na autorregulação da aprendizagem, esta pesquisa procurou apresentar e discutir as estratégias de autorregulação da aprendizagem e as estratégias pedagógicas reveladas nos resultados dos dois estudos. Após análise dos resultados de ambos os estudos, percebemos que os futuros professores tiveram, nos diferentes contextos que atuarem na graduação, a oportunidade de utilizar estratégias para autorregular o aprender a ser professor e a desenvolverem estratégias pedagógicas no contexto de ensino. Concluímos que a utilização dessas diferentes estratégias contribuiu para a formação de professores autônomos, conscientes e estratégicos para atuar nas escolas.

Palavras-chave : Formação de professores. Estratégias de autorregulação da aprendizagem. Estratégias pedagógicas..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )