SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4IN DIFFERENT FRONTS: THE DAUGHTERS OF CHARITY AND THEIR EDUCATIONAL EXPERIENCES IN THE MINAS GERAIS AND THE RIO DE JANEIRO (1850-1900)THE IDEOLOGY OF AGRIBUSINESS IN BASIC EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

CERRI, Luis Fernando; CAIMI, Flávia Eloísa  and  MISTURA, Letícia. A FORÇA DA CULTURA HISTÓRICA: REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES BRASILEIROS SOBRE HERÓIS NACIONAIS. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.4, pp.1357-1377.  Epub Aug 30, 2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n4p1357.

A história escolar, ao longo das últimas décadas, tem sido palco de profundas controvérsias quanto ao seu lugar nos sistemas educativos e ao seu papel na formação da consciência histórica dos jovens. No marco das culturas globalizadas, visualiza-se um crescente fascínio pelo passado e, paradoxalmente, coloca-se em questão se (e o que), de fato, podemos aprender com a História. O artigo ora apresentado resulta de um projeto internacional e interinstitucional intitulado Jovens e a História no Mercosul, tomando dados sobre a cultura histórica de estudantes secundaristas brasileiros, ao analisar os personagens da história que habitam suas representações sociais. Trata-se de buscar compreender as interpretações que os sujeitos fazem do passado, considerando as representações sociais como lugar de confluência entre a cultura, as práticas sociais, a memória coletiva e as suas identidades sociais. Os estudantes indicaram os três principais heróis nacionais em sua opinião, por ordem de importância, e os dados foram tratados pelo software Evoc 2000, com base no conceito de núcleo central da Teoria das Representações Sociais.

Keywords : Cultura histórica; Herói Nacional; Consciência histórica; Identidades sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )